
Imaginemos uma sociedade igualitária, com direitos e deveres iguais para todos, sem a exploração do homem pelo homem. O Estado passaria a proprietário das terras, da grande indústria e dos bancos.
Até que seria ótima uma sociedade sem desigualdades e sem classes sociais, como ditava o sistema socialista. Mas, e a tecnologia? O intercâmbio cultural? A pesquisa científica?
Se pensarmos nos homens das cavernas, há trinta e sete mil anos atrás, podemos nos basear no tempo em que levou um novo meio de comunicação a ser implantado posteriormente, as tábuas de argila, trinta anos após a linguagem primitiva. Comparado a internet, que levou apenas 4 anos para chegar ao número de cinquenta milhões de usuários, é um atraso inimaginável.
O fato é que durante a Guerra Fria , comunistas e capitalistas serviram-se dos meios de comunicação e de todas as formas de produção cultural para difundir seus ideais de vida em sociedade. Ou seja, com o avanço da tecnologia, a reprodução e o alcance das comunicações passaram a abranger virtualmente todo o planeta. Que desencadeou nesses 200 últimos anos mais novidades na área de comunicação, do que nos 360 séculos anteriores.
Mas se nada disso houvesse ocorrido não precisaríamos ir tão longe para sabermos como estariam atualmente os países socialistas. Em 1989 com a queda do Muro de Berlim as duas Alemanhas foram reunificadas. No começo da década de 1980, A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo. O sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares.
O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas. Provando que as abordagens científica, militar e comercial do conceito capitalista, pensadas e postas em prática são as bases da comunicação moderna.
A internet hoje, nada mais é que uma criação cultural que usufrui serviço de informação e comunicação de alcance mundial.
Não fosse os EUA liderar uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo usando a fotografia, o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos. Desencadeando assim uma disputa ideológica com objetivo de mostrar ao mundo qual o sistema mais avançado. E o equilíbrio bélico entre as potências da Guerra Fria, inevitavelmente estaríamos em um atraso bastante significativo.
Basta imaginar uma vida sem internet, GPS, foto digital, nextel, urna eletrônica, pen drive, com filas gigantescas em bancos, escritórios lotados de papéis e pessoas completamente atoladas, atrasadas e desesperadas. Enfim, um caos total.
Contudo, a Guerra Fria foi o ponto principal para todo o avanço existente no mundo, em relação a tudo, arte, cultura, ciência, política e principalmente comunicação, ponto de partida da existência de todo ser vivo. Mesmo quem não gosta de tecnologia, não vive sem.
Bom texto, Ana. Mas recomendo mudar o título do seu blog. Ele recebeu o título do trabalho! Acho que Parte de Ana Carolina seroa mais apropriado, não?
ResponderExcluir