segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Protesto Estudantil 30/09


O compromisso foi viabilizar ônibus novos e sem custo aos universitários.
O que não aconteceu. Por isso a importância de pesquisar bem em quem votar.
Quem não pode fazer não promete.

domingo, 26 de setembro de 2010

Por um Brasil melhor


A busca por soluções para um mundo sustentável. O programa destaca iniciativas que já dão resultado e podem ser aplicadas no Brasil.

Praia do Dentista

Mais uma vez angra é notícia no jornal O Globo. E o pior não é a notícia em sí, mas sim os comentários dos leitores. Leitor do Jornal "O Globo" não é leitor de Jornal "A Cidade".
Eu estava no momento em que a lancha começou a pegar fogo, foi tudo muito rápido. Moro em Angra e não gosto de ler comentários ruins sobre a cidade. Mas os veículos de comunicação tornam público fatos. Infelizmente a chegada do órgão de socorro ao local demorou muito.
Guarda costeira? Uma pena no Brasil não ter. Talvez um helicoptero para os órgãos de socorro instalados no município já que tantas embarcações circulam pela região. Principalmente feriado e fim de semana.
Se houvesse alguém precisando de ajuda, certamente morreria.

Ontem na Praia do dentista:
where is the help?
Foto:Paulo Affonso Mainier

No litoral paulista o Corpo de bombeiros possui helicóptero, eles sobrevoam as praias e fazem resgates, principalmente nos fins de semana. Sempre viajo para o Guarujá e pude presenciar alguns resgates.

Ação do Corpo de Bombeiros no litoral paulista:


É lamentável morar numa cidade linda, 508 anos, e em relação a outras cidades do brasil, não oferece qualidade de vida aos munícipes e frequentadores.
O atraso é gritante!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra

Um dos maiores festivais de dramaturgia do Brasil, a Fita apresenta em Angra dos Reis 10 estreias de peças e dezenas de artistas consagrados


A partir de 25 de setembro até o dia 17 de outubro, Angra dos Reis não será conhecida apenas por suas belas ilhas paradisíacas. Neste período, a cidade será palco para a sétima edição da Festa Internacional de Teatro de Angra(Fita). Durante os 23 dias de maratona teatral serão apresentados 56 espetáculos, sendo 11 estreias. Grandes nomes do teatro brasileiro como Paulo José, Osmar Prado e Lília Cabral, entre vários outros, passarão pelos dois teatros montados à beira-mar e equipados com as melhores aparelhagens de som, luz e refrigeração especialmente para o evento.

Com capacidade para 1.500 pessoas, o Teatro Sesc receberá espetáculos grandiosos e consagrados pelo público e crítica como ‘Avenida Q’, ‘As Pontes de Madison’, ‘Colapso’, ‘A Farsa da Boa Preguiça’ e ‘Os Saltimbancos’, entre outros. Já no Teatro Transpetro, com capacidade para 500 pessoas, espetáculos mais intimistas como ‘Roliúde’, ‘Corte Seco’ e ‘Savana Glacial’, além de abrigar o público infantil que se divertirá com produções caprichadas e com o Teatro de Bonecos das melhores companhias do País.

QUALIDADE

“Nosso festival é feito do ponto de vista do público. Isso não quer dizer que a ideia seja buscar o caminho do popularesco. Pelo contrário, formamos plateia com espetáculos de qualidade, passando por todo tipo de encenação. O importante é que temos público para um espetáculo mais cabeça e para um espetáculo popular”, diz João Carlos Rabello, idealizador do evento. A exemplo do que aconteceu ano passado, quando o festival patrocinou a montagem de ‘Conchambranças de Quaderna’, dirigida por Inez Vianna, este ano a Fita ampliou a iniciativa e abriu inscrição para quem quisesse ter o seu espetáculo patrocinado.

Os dois selecionados foram ‘Gimba’, texto de Gianfrancesco Guarnieri e que traz Thaís Araújo, Antônio Pitanga, Silvio Guindane e grande elenco; e o infantil ‘Zé Vagão da roda fina e sua mãe Leopoldina’, com José Loretto e a Companhia Teatro Livro Aberto. “Como contrapartida para a cidade, montamos o ateliê de preparação de atores, voltado para os profissionais que são de Angra participarem das montagens patrocinadas. Levamos os melhores da área durante os dois meses de preparação”, conta João Rabello.

TEXTO DE JABOR

Entre as apresentações mais aguardadas para a Fita 2010 está a pré-estreia nacional do espetáculo ‘Eu te Amo’, escrito por Arnaldo Jabor, que marca a estreia dos cineastas Lirio Ferreira e Rosane Svartmann como diretores de teatro. A peça será encenada pelos atores André Gonçalves e Juliana Martins. Grande nome do teatro brasileiro, Paulo José volta à Fita e desta vez para estrear um espetáculo. Ele dirige as filhas Bel e Ana Kutner em ‘Histórias de amor líquido’, texto inspirado no livro de Zygmund Baumann.

Outra estreia nacional em palcos da Fita será ‘A Viagem de Pedro, o afortunado’, da Cia Epigenia, que comemora 10 anos e tem em seu currículo espetáculos como ‘Ariano’ e ‘Alzira Power’. Também farão a estreia nacional nos palcos da Fita os criadores do megassucesso ‘O Surto’, que agora divertem o público com a comédia-terror ‘O incrível segredo da mulher macaco’, com Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack no elenco. Dirigida por Rogério Blat e encenada por seu irmão Ricardo Blat, a comédia ‘O amor é lindo’ também estreará com o pé direito na Fita.

CEM MIL

João Carlos Rabello, idealizador da Festa Internacional de Teatro de Angra, ainda festeja a conquista, no início deste ano, do Prêmio de Cultura do Estado, na categoria teatro, consolidando ainda mais a cidade de Angra dos Reis como a “Cidade do Teatro”. Em 2009 a Fita recebeu um público de 93 mil pessoas. Este ano a meta é atingir a marca de 100 mil espectadores. “Nesses sete anos de festival já formamos uma plateia de jovens que assistiam aos espetáculos infantis e agora já assistem aos adultos”.

Fonte: O DIA ONLINE

Boas Idéias transformam cidades!

domingo, 19 de setembro de 2010

Aula de Fotografia - Fiocchi



Amanhã é folga para os alunos que foram segunda passada. De A a J. Pensando bem, Leo e Naty estavam na aula errada. Kkkkkk. Enfim, quem não foi segunda passada vai amanhã.

sábado, 18 de setembro de 2010

A publicidade é mesmo indispensável

O primeiro dia do ano em Angra começou assim


Pois é, nove meses se passaram e fica a pergunta no ar... como sera a chegada de 2011 em Angra?
Com recursos do Ministério do Turismo, a cidade terá seus principais atrativos turísticos divulgados em dois suplementos encartados em dois dos principais veículos impressos de circulação no país. Os cadernos especiais serão publicados no dia 2 de outubro, no jornal “O Globo”, e dia 5, no jornal “O Estado de São Paulo”. Saiba mais...
Angrenses acalmem-se, as boas perspectivas, que já eram grandes para o verão 2010-2011 em Angra, aumentam com a promoção desta campanha publicitária nos principais polos emissores de turistas para a cidade.

Portanto, o paraíso continua sendo aqui!

Chuva combina com filme e vice-versa

RECOMENDO


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Psicologia da Comunicação - Ted 1

De que forma as discussões dos textos e conteúdos (“Os perigos de tudo poder”, “O futebol dos mascarados” e “Na publicidade somos todos sedutores e seduzidos”/Jorge Forbes) contribuem para repensar a função da publicidade na pós modernidade? E, como a psicologia pode contribuir para "este novo lugar da publicidade".

O que acontece no mundo moderno é que com tanta tecnologia, conectividade, rapidez, as pessoas tem a necessidade de conquistar poder, status, ou como no twitter, “Follows”. Não basta ter, é preciso que todos saibam. As redes sociais retratam bem o momento em que vivemos.

Hoje não podemos generalizar, tratando-se de uma sociedade cada vez mais customizada, pessoas confundem-se com produtos. A identidade humana é dinâmica, algo que está em constante equilíbrio. Portanto é cada vez mais difícil se adequar a este público e estabelecer um perfil.

A publicidade na pós modernidade vem de todos os lados, todos fornecemos publicidade o tempo todo ilimitadamente. Já nas agências ela deve funcionar de forma concisa e hermética, bem humorada, surpreendente, inovadora e cautelosa, quanto a influenciar negativamente o público. Conhecimento cultural e ética contam.

A exposição na mídia desencadeia a sensação de tudo poder, trazendo a tona uma espécie de máscara, e isso, muitas vezes desencadeia uma crise. As pessoas se perdem, chega um determinado momento que não se identificam e nem sabem até onde vão seus limites. O psicanalista Jorge Forbes chama de “crise de identidade”.

Isso acontece porque a sensação de tudo poder predomina sobre todos os valores humanos. Valores esses que se perderam e durante o tempo foram esquecidos.
O Neymar é um ótimo exemplo disso, talentoso, bem sucedido, conhecido mundialmente, jovem, benquisto, inclusive entre as meninas. O que mais ele pode querer? Ele vem atravessando uma fase de “crise de identidade”. Perdeu os limites de respeito aos amigos, pais, torcedores e treinador. Seria a sensação de tudo poder?
É, pensando bem, não parece um menino da vila.

Posso citar também as aberrações de cirurgias plásticas feitas em séries, cresceu muito nos últimos anos, por exemplo, a Ângela Bismarchi. Afinal, qual é o princípio de responsabilidade de cada um?

Atravessamos um momento em que a oferta dos meios é muito maior do que a possibilidade de utilização. A cada dia torna-se mais evidente e preocupante, não só no futebol, mas em todos os segmentos.
É aí que entra a psicologia, num trabalho junto a todos os grupamentos que convivem com este fenômeno de mudança de status repentina. Do qual as equipes de futebol não são as únicas “contempladas”, somente as mais comentadas.

domingo, 12 de setembro de 2010

I Feel so Good Today



Domingo de sol em Angra dos Reis significa, para mim, repor todas as energias gastas durante uma semana intensa.
A natureza existente aqui me fascina de tal forma, que só de olhar me sinto bem, me sinto feliz, ganho o dia.

Acredite, paraíso existe!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

socialismo x CAPITALISMO (Produção em Hipermídia - Ted 1)


Imaginemos uma sociedade igualitária, com direitos e deveres iguais para todos, sem a exploração do homem pelo homem. O Estado passaria a proprietário das terras, da grande indústria e dos bancos.

Até que seria ótima uma sociedade sem desigualdades e sem classes sociais, como ditava o sistema socialista. Mas, e a tecnologia? O intercâmbio cultural? A pesquisa científica?

Se pensarmos nos homens das cavernas, há trinta e sete mil anos atrás, podemos nos basear no tempo em que levou um novo meio de comunicação a ser implantado posteriormente, as tábuas de argila, trinta anos após a linguagem primitiva. Comparado a internet, que levou apenas 4 anos para chegar ao número de cinquenta milhões de usuários, é um atraso inimaginável.

O fato é que durante a Guerra Fria , comunistas e capitalistas serviram-se dos meios de comunicação e de todas as formas de produção cultural para difundir seus ideais de vida em sociedade. Ou seja, com o avanço da tecnologia, a reprodução e o alcance das comunicações passaram a abranger virtualmente todo o planeta. Que desencadeou nesses 200 últimos anos mais novidades na área de comunicação, do que nos 360 séculos anteriores.

Mas se nada disso houvesse ocorrido não precisaríamos ir tão longe para sabermos como estariam atualmente os países socialistas. Em 1989 com a queda do Muro de Berlim as duas Alemanhas foram reunificadas. No começo da década de 1980, A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo. O sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares.

O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas. Provando que as abordagens científica, militar e comercial do conceito capitalista, pensadas e postas em prática são as bases da comunicação moderna.
A internet hoje, nada mais é que uma criação cultural que usufrui serviço de informação e comunicação de alcance mundial.

Não fosse os EUA liderar uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo usando a fotografia, o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos. Desencadeando assim uma disputa ideológica com objetivo de mostrar ao mundo qual o sistema mais avançado. E o equilíbrio bélico entre as potências da Guerra Fria, inevitavelmente estaríamos em um atraso bastante significativo.

Basta imaginar uma vida sem internet, GPS, foto digital, nextel, urna eletrônica, pen drive, com filas gigantescas em bancos, escritórios lotados de papéis e pessoas completamente atoladas, atrasadas e desesperadas. Enfim, um caos total.

Contudo, a Guerra Fria foi o ponto principal para todo o avanço existente no mundo, em relação a tudo, arte, cultura, ciência, política e principalmente comunicação, ponto de partida da existência de todo ser vivo. Mesmo quem não gosta de tecnologia, não vive sem.